sexta-feira, 10 de novembro de 2023

#3 Não Está na Hora de Você Voltar o Filme?

Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos.
— 2 Timóteo 1:6. 

Você já experimentou o poder de Deus de libertar e resgatar? Estou falando sobre aqueles momentos em que parece não haver mais esperança — mas, de repente, a graça incrível de Deus intervém e a situação é miraculosamente transformada! Você consegue se lembrar de momentos como esse em seu passado?
É impressionante como quando confrontados com um novo desafio, costumamos nos esquecer da fidelidade de Deus no passado. Nossa perspectiva fica embaçada por causa dos problemas que estamos enfrentando atualmente, e esquecemos que passamos por circunstâncias semelhantes ou piores antes. A montanha de problemas que se agiganta diante de nós parece tão grande que momentaneamente deixamos de nos lembrar de todas as outras montanhas que já enfrentamos e vencemos com a ajuda de Deus.
Quando Paulo escreveu sua segunda carta a Timóteo, o jovem estava enfrentando a maior montanha da sua vida.
Nero havia se tornado o imperador do Império Romano. Por causa do seu governo tirânico, os cristãos estavam sendo perseguidos e até mesmo morrendo por causa da sua fé.
Em meio a todo o pânico, Timóteo estava se sentindo tentado a temer por sua vida e por seu futuro. Ele deve ter se perguntado: Deus vai ser fiel a mim nesta hora terrível?
Assim, em 2 Timóteo 1:5, Paulo diz a Timóteo: “... pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Loide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também, em ti”. Paulo queria lembrar a Timóteo uma coisa muito importante!
A fidelidade de Deus fazia parte da herança familiar de Timóteo. Sua avó confiava no Senhor — e o Senhor nunca falhou com ela nem a decepcionou. Sua mãe confiava no Senhor — e o Senhor nunca havia falhado com ela nem a decepcionado também. Por Timóteo estar lidando com um grande estresse e com uma grande dificuldade, Paulo aproveitou a oportunidade para lembrar a ele que assim como Deus nunca havia falhado com sua avó ou com sua mãe, Ele também não abandonaria Timóteo naquela hora difícil.
Então Paulo diz a ele: “Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos” (2 Timóteo 1:6). Quero que você preste especial atenção na expressão “te admoesto”. Ela foi extraída da palavra grega anamimnesko, composta pelas palavras ana e mimnesko. Preste muita atenção, porque se trata de algo muito importante! A palavra ana significa “novamente” ou “repetir alguma coisa”. A segunda parte da palavra mimnesko significa ser lembrado de algo, como relembrar memórias.
Quando essas duas palavras são unidas como nesse versículo, a palavra formada significa recordar ou reunir lembranças. O pequeno prefixo ana carrega a ideia de repetir essas lembranças repetidamente em sua mente, do mesmo modo que você voltaria um filme para poder retroceder e assistir a uma mesma parte de novo.
Isso significa que há algumas lembranças que nunca devemos esquecer! Por exemplo, devemos voltar o filme constantemente em nossa mente e “repetir” os momentos que Deus foi fiel conosco no passado — nos libertando, nos curando e nos resgatando vez após vez. Devemos “repetir” essas cenas em nossa mente até que nunca esqueçamos Sua fidelidade para conosco!

Poderíamos traduzir 2 Timóteo 1:6 da seguinte maneira:
Estou fazendo você recordar todas essas coisas para que, ao lembrá-las, você possa ativar o dom de Deus que está em você.”
Paulo lembra a Timóteo (e a nós) que devemos tirar os olhos desses momentos de dificuldades ou de crise atual e nos lembrarmos do poder libertador e resgatador de Deus no passado. Se realmente olhássemos para o nosso passado, descobriríamos que enfrentamos outros momentos mais graves do que este que estamos enfrentando agora — e Deus nunca falhou conosco nem nos decepcionou. Na verdade, Ele nos livrou e mudou completamente as circunstâncias!
Nunca se esqueça do que Deus já fez por você, pois essas lembranças o animarão e o encorajarão a enfrentar seu atual dilema com fé. Assim como Deus sempre foi fiel a você no passado, Ele será fiel a você agora.

Nunca esqueça como:

• Deus o curou.
• Deus o libertou.
• Deus o salvou.
• Deus guiou e dirigiu você.
• Deus o fez vencer provações difíceis.
• Deus o sustentou durante tempos de dificuldades financeiras.
• Deus o protegeu do laço do inimigo.

  Essas lembranças são poderosas e despertarão sua fé hoje!
Então, na próxima vez que o diabo lhe disser que não há como você sobreviver ao que está enfrentando, separe tempo para ficar a sós com o Senhor. Depois volte o filme e peça ao Espírito Santo para ajudá-lo a reunir e relembrar todos esses eventos passados quando Deus entrou em cena por você! Ao repetir essas lembranças na mente, sua fé alcançará um novo nível de confiança. Você será capaz de olhar seus problemas de frente e dizer: “Sempre pude contar com a fidelidade de Deus, e sei que Ele será fiel comigo agora também!”.

  MINHA ORAÇÃO PARA HOJE

 Senhor, Tu sempre foste fiel. Eu Te agradeço porque mesmo na minha situação atual, Tu serás fiel outra vez. Por favor, ajuda-me a relembrar as vezes no passado em que Tu me livraste e me resgataste de outras situações que também pareciam sem esperança. Obrigado por me ajudar a manter essas experiências incríveis vivas e frescas na minha mente e no meu coração. Eu Te agradeço por sempre ser fiel a mim!
Assim eu oro, em nome de Jesus!

  MINHA CONFISSÃO PARA HOJE

 Confesso que Deus nunca falhou comigo nem me decepcionou. Ele sempre me livrou de momentos difíceis, e Ele me resgatará e me livrará agora também. Hoje focarei nos momentos passados em que Deus fez por mim o que todos achavam ser impossível! Assim como Ele interveio em meu favor no passado, Ele intervirá em meu favor outra vez! Não vou sucumbir ao medo, à dúvida ou ao fracasso. Com a ajuda de Deus, vou vencer o que o inimigo pretendeu usar para minha queda e derrota!
Declaro isso pela fé, em nome de Jesus!

  PARA REFLETIR 

 1.Ao pensar na fidelidade de Deus em sua vida, como isso afeta a maneira como você encara os problemas com os quais está lidando agora?

2.Quais são algumas das situações aparentemente impossíveis que você enfrentou no passado e das quais Deus o livrou?

3.Que passos você pode dar para confiar em Deus mais plenamente a fim de libertá-lo da sua atual situação como Ele fez no passado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário