Pesquisar este blog

domingo, 29 de novembro de 2020

03 - Perdão: “Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta.” (Mateus 5:23,24)

03 - Perdão

“Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta.” (Mateus 5:23,24)

 A reconciliação não é algo que precisa ser praticado somente entre nós e Deus, mas também entre nós e o próximo. O mesmo perdão que recebemos de Deus tem que ser praticado com nossos semelhantes. 
QUEM NÃO PERDOA NÃO É PERDOADO
 A Palavra de Deus é clara quando diz que se não perdoarmos a quem nos ofende, então, Deus também não vai nos perdoar. Foi Jesus Cristo quem afirmou isto quando ensinou a oração do Pai Nosso: “Porque se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas” (Mateus 6.14,15). Deus tem nos dado Seu perdão gratuitamente, sem que a gente mereça, e espera que usemos de misericórdia com quem nos ofende. O cristão que foi perdoado de seus pecados e se recusa a perdoar um irmão vai ter o seu perdão revogado. Isto é muito sério. As ofensas das pessoas contra nós não são nada perto das nossas ofensas que Deus deixou de levar em conta. E o princípio bíblico é de que se nós pudemos ser perdoados por Deus, então, também devemos perdoar a qualquer um que nos ofenda. Muita gente tem sofrido por não liberar perdão. A falta de perdão produz dano maior em quem está ferido do que naquele que feriu. Alguns acham que o perdão é um benefício para quem ofendeu. Mas o benefício maior não é o que foi dado ao ofensor, mas sim o que o perdão produz na vítima, naquele que está ferido. Sem perdão não há cura. A doença interior só se complica, e a saúde espiritual, emocional e física da pessoa ressentida é seriamente afetada. A falta de perdão te prende e pode prender a vida de mais alguém. Jesus disse que se eu souber que alguém tem algo contra mim, devo procurá-lo para tentar a reconciliação. Mesmo se a pessoa não me procurar, ou tampouco quiser falar comigo, tenho que ter a iniciativa, tenho que tentar. Deus ofereceu perdão gratuito a todos, independentemente de qualquer comportamento, e Ele é nosso exemplo!

Umd. 

Nenhum comentário: