Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de dezembro de 2020

04 - Bezerro de ouro “Mas vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e disse-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós; porque quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu.” (Êxodo 32:1) “Fizeram um bezerro em Horebe e adoraram a imagem fundida.” (Salmos 106:19)

04 de Janeiro 

Bezerro de ouro

 “Mas vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e disse-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós; porque quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu.” (Êxodo 32:1) “Fizeram um bezerro em Horebe e adoraram a imagem fundida.” (Salmos 106:19) 

Quando substituímos Deus por um objeto, ou quando misturamos a adoração ao Senhor com qualquer outra coisa, estamos quebrando um princípio estabelecido por Ele. O que aconteceu com Arão é o mesmo que acontece com as pessoas que um dia foram libertas do mundo pelo poder de Deus e depois escolhem andar longe da presença do Senhor. Arão tinha passado toda a sua vida no Egito, vivendo uma cultura de idolatria e adoração a falsos deuses. O mais difícil para Deus não foi tirar o povo do Egito, mas tirar o Egito do coração do povo. Muitas pessoas, assim como o povo no Egito, têm a necessidade de adorar a Deus através de algum objeto ou figura. Deus é Espírito, e importa que O adoremos em espírito e em verdade, é o que diz a Palavra. Ele não divide a Sua glória com homem algum, muito menos com uma imagem. E o interessante é que Deus já tinha dado orientação ao povo em relação a isso, através de Moisés. A Palavra diz em Êxodo 20:2-5: “Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.” Mas a falta de paciência para esperar o agir de Deus muitas vezes nos faz buscar soluções humanas, e até hoje muitos continuam levantando bezerros de ouro, em vez de esperar em Deus. O mover de Deus é gerado no monte, na oração, quando buscamos a intimidade do Senhor e, às vezes, pode levar tempo. Exige que nós O busquemos de todo o nosso coração. Infelizmente, essa geração foi contaminada pela cultura do imediatismo, do fast-food, e acha que Deus tem o dever de atender quando ela pedir, caso contrário, vai buscar suas próprias soluções.

Nenhum comentário: