Pesquisar este blog

domingo, 3 de dezembro de 2023

#15 É Hora de Ser Criativo Na “Prática da Palavra”

Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. — Tiago 1:22 

Vamos falar sobre o que Tiago quis dizer com: “Tornaivos, pois, praticantes da palavra”. O termo “praticante” foi extraído da palavra grega poietes, a mesma palavra grega usada para poeta. Essa palavra traz consigo a ideia de criatividade, como um poeta cuja personalidade inclui um talento criativo. Tiago está nos dizendo que se não pudermos pensar facilmente em uma maneira de fazer o que nos tem sido pregado, precisamos ser criativos! Precisamos encontrar maneiras de praticar a Palavra. Efésios 2:10 é outra passagem na qual uma forma da palavra poietes é usada. Paulo escreveu: “Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras...”. A palavra “feitura” é a palavra grega poiema, que vem da mesma raiz da palavra poietes. Isso nos diz que quando fomos salvos, Deus enviou Seus melhores esforços e poderes criativos para nos moldar e nos criar maravilhosamente em Jesus Cristo. Pelo fato de a palavra poiema ser usada em Efésios 2:10, isso significa de maneira inequívoca que Deus usou Seus maiores, mais plenos e mais criativos poderes quando nascemos de novo. Não fomos salvos despretensiosamente, ao contrário: Deus nos tomou em Suas mãos e nos fez de novo maravilhosamente em Jesus Cristo enquanto liberava Suas forças criativas mais poderosas e fazia de nós uma criação que seria digna de levar o Seu nome. Quer a palavra poietes seja usada para retratar um poeta, como mencionado, ou (em outra forma) para descrever o poder criativo de Deus, como em Efésios 2:10, ela sempre retrata alguém empenhando suas habilidades mais criativas para realizar alguma coisa. E Tiago usa a palavra poietes em Tiago 1:22 para nos dizer que devemos empenhar nossos melhores esforços e nossas habilidades mais criativas para praticar o que ouvimos ser pregado! Não podemos esperar passivamente que a Palavra se torne parte de nossa vida; temos de ser criativos e encontrar maneiras de tornar a Palavra uma parte prática da vida. Assim, poderíamos traduzir as palavras de Tiago 1:22 do seguinte modo: “Se vocês não conseguem pensar facilmente em maneiras de praticar o que ouviram ser pregado, é hora de serem criativos! Empenhem todo o seu coração e toda a sua alma para encontrar uma maneira de agir com base no que ouviram.” Também poderíamos traduzi-las deste modo: “É hora de vocês serem criativos nas maneiras como praticam a Palavra de Deus.” Talvez você esteja pensando: Mas não sei como praticar o que me tem sido pregado! Não se preocupe, não falta criatividade ao Senhor! Se você ouvir, o Espírito Santo dirá: “Eis uma oportunidade de aplicar o que você tem ouvido. Faça isso!”. Se você tem o coração voltado para realmente agir com base na Palavra de Deus, o Espírito Santo lhe mostrará maneiras de fazer isso. Busque o Senhor e permita que Ele lhe mostre como: 
• Orar pelos enfermos. 
• Compartilhar Jesus com os amigos perdidos. 
• Fazer um bolo e levá-lo para sua vizinha ao lado. 
• Ajudar seu vizinho a consertar o carro. A maturidade espiritual não é medida pelo número de reuniões que você frequentou, por quantos pregadores você ouviu, por quantos livros você leu ou por quantas mensagens você ouviu no ano passado. Você precisa pegar essa Palavra que ouviu e encontrar uma maneira de fazê-la operar em sua vida. Deus está procurando pessoas que realmente façam o que ouviram ser pregado! Assim, se você não consegue pensar em maneiras práticas de aplicar a Palavra à sua vida, peça ao Espírito Santo para ajudá-lo. Eis uma coisa da qual você pode ter certeza: Ao Espírito Santo nunca faltam ideias sobre como você pode se tornar um “praticante” da Palavra! 

MINHA ORAÇÃO PARA HOJE   Senhor, peço que me ajudes a pensar em novas maneiras de praticar a Palavra de Deus. Tu tens todas as novas ideias que posso necessitar, de modo que estou contando contigo para me mostrar como colocar a Palavra em prática em minha vida. Tu és cheio de poder criativo e de novas ideias, portanto, por favor, abre meus olhos e mostra-me como posso servir, como posso abençoar outra pessoa ou qualquer outra maneira pela qual posso me tornar obediente para praticar a Palavra que tem sido revelada tão poderosamente à minha vida. Assim eu oro, em nome de Jesus! 
 
MINHA CONFISSÃO PARA HOJE   Declaro que nunca me faltam ideias sobre como viver a Palavra que me tem sido pregada. Faço o que ouvi; e me torno cada vez melhor todos os dias em encontrar maneiras de colocar em operação a Palavra que Deus trouxe tão graciosamente para minha vida. Declaro isso pela fé, em nome de Jesus!  

 PARA REFLETIR
  1.Você tem pedido ao Espírito Santo para lhe mostrar ideias criativas para aplicar a Palavra à sua vida? 
2.Você consegue pensar em pessoas específicas a quem você poderia servir e com quem poderia compartilhar o amor de Jesus? Por exemplo, você poderia compartilhar sobre Jesus com seus amigos perdidos, fazer um bolo para a vizinha ao lado ou ajudar o vizinho a consertar o carro? 
3.De que outras maneiras você pode se tornar um “praticante” da Palavra que lhe tem sido pregada? 

Nenhum comentário: