Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

08 de fevereiro - AMOR, VERDADEIRO AMOR

Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus (Rt 1.16). 

A mais eloquente, vívida e entusiástica declaração de amor que encontramos na Bíblia não é de um homem para uma mulher nem de uma mulher para um homem; é de uma viúva jovem para sua sogra, uma viúva idosa, pobre e estrangeira. É a declaração do amor de Rute a Noemi. Depois de perder o marido e os dois filhos em Moabe, Noemi está de volta a Belém. Volta com a alma coberta por um véu de tristeza. Volta com a alma amargurada contra Deus. Despediu-se dos seus involuntariamente e agora se despede de suas noras voluntariamente. Orfa, a mulher de Quiliom, retorna à sua família e aos seus deuses; Rute, a mulher de Malom, porém, apega-se a Noemi e lhe diz: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o Senhor o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti (Rt 1.16,17). Essa abnegada expressão de amor está alinhada com um sublime propósito de Deus. A jovem viúva, por divina providência, irá casar-se com Boaz, um abastado membro da família de Noemi, e se tornará mãe de Obede, pai de Jessé, pai de Davi, o grande rei de Israel. Rute será mais tarde mencionada como uma das ancestrais do Messias, o Filho de Deus. O investimento do amor deu a Rute o maior dos resultados!

Nenhum comentário: