Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de novembro de 2023

#10 Aprendendo a “Seguir o Líder”

Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. — Romanos 8:14

 Quando eu era garotinho, meus irmãos e eu costumávamos brincar de “Siga o Líder”. Eu sempre queria ser o líder, mas minha irmã mais velha reivindicava aquele papel cobiçado de liderança. Como líder, minha irmã tinha o direito de nos dizer o que fazer, que brincadeiras não brincaríamos, quem limparia a casa, quem levaria o lixo para fora, quem aspiraria os tapetes e assim por diante. Não é de admirar que minha irmã mais velha sempre quisesse ser a líder! Sempre penso nisso quando leio Romanos 8:14. Ali diz: “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus”. Em grego, a estrutura da frase é inversa, de modo que ela diz: “Pois todos que pelo Espírito de Deus são guiados, são filhos de Deus”. Essa versão coloca o Espírito Santo como o primeiro no versículo, e nós somos colocados depois dele — assim como as crianças ficam atrás do líder quando brincam de “Siga o Líder”! A palavra grega para “guiados” é a palavra ago, que significa simplesmente conduzir. Ela costumava ser usada para retratar animais que eram conduzidos por uma corda amarrada em redor do pescoço. Uma vez amarrados a essa corda, esses animais seguiam voluntariamente por onde seu dono os conduzisse. Como é interessante o fato de Paulo ter usado essa palavra! Ela nos diz que devemos estar dispostos a deixar que o Espírito Santo nos conduza em todas as áreas da nossa vida. Deveríamos nos render tão completamente a Ele que onde quer que nos dissesse para ir ou o que quer que Ele nos dissesse para fazer, deveríamos simplesmente obedecer. Entretanto, devemos indicar que a palavra ago também é a raiz da palavra grega agon, que é de onde tiramos a palavra agonia. Até mesmo no grego, a palavra agon descreve um conflito intenso, como uma disputa em uma luta livre ou um conflito da vontade humana. Isso ilustra o fato de que embora o Espírito Santo deseje nos guiar, nossa vontade humana não gosta da ideia de ser guiada. Como você pode ver, é da natureza da carne querer seguir o próprio caminho, de modo que quando escolhemos andar no Espírito e deixar que Ele dite as regras da nossa vida, Sua liderança sobre nós cria um conflito entre nossa vontade e nossa carne. Apenas por um instante, pense em quantas vezes uma criança é tentada a se rebelar contra seus pais. Ou considere as muitas vezes em que nossa carne se rebelou contra a atividade física ou contra uma dieta que impusemos a nós mesmos. Não há dúvidas quanto a isso — a vontade humana e a carne são fortes. Essas áreas têm muita dificuldade em entregar o controle a outra pessoa — e isso inclui ser guiadas pelo Espírito Santo! Quando éramos criança e brincávamos de “Siga o Líder”, eu não gostava de ser guiado pela minha irmã e que ela me dissesse o que fazer. Eu queria estar no comando para poder dar as ordens como achasse melhor! Talvez seja assim que você tem se sentido com relação à própria vida. Mas como um filho de Deus, você precisa aprender a ficar no seu lugar — atrás do Espírito Santo, seguindo Sua direção. Romanos 8:14 quer realmente dizer: “Aqueles que seguem a direção do Espírito Santo, são os filhos de Deus.” Entretanto, por ser usada a palavra agonidzo, Romanos 8:14 também transmite a seguinte ideia: “Seguir a direção do Espírito Santo é um dos privilégios de ser um filho de Deus, embora possa ser agonizante aprender a ceder a Ele e realmente deixar que Ele seja seu Líder.” Se você quer aprender a viver uma vida guiada pelo Espírito, não há outro jeito: precisa lidar com sua carne. A carne quer o controle, de modo que você precisa mortificar ou derrotar a carne e permitir que o Espírito Santo faça Sua vontade. A luta pode parecer grande, mas é a única maneira de viver uma vida cristã sobrenatural! Faça da arte de aprender a discernir a direção do Espírito Santo o seu objetivo. Torne-se alguém que o segue de perto constantemente, observando para ver o que Ele está fazendo, onde Ele está indo e como Ele o está direcionando. Permaneça sensível a Ele para poder captar o “cutucão” dele no seu coração. Então, quando souber o que Ele quer que você faça, simplesmente fique bem atrás dele e “siga o Líder”! 

MINHA ORAÇÃO PARA HOJE   Senhor, quero aprender a seguir a direção do Espírito Santo. Sei que Tu o enviaste para ser um Líder e um Guia para minha vida, de modo que hoje abro meu coração para Ele. Eu Te peço para ajudar-me a aprender a reconhecer a voz do Espírito Santo e a saber o que Ele está me conduzindo a fazer. Com todo o meu coração, peço que Tu me ajudes a me tornar sensível a Ele para que Ele possa me guiar em todos os caminhos que Tu designaste para minha vida. Assim eu oro, em nome de Jesus!  

 MINHA CONFISSÃO PARA HOJE   Confesso que sou espiritualmente sensível e que o Espírito Santo está conduzindo ativamente minha vida. Sou alguém que o segue de perto constantemente — observando o que Ele está fazendo, onde está indo e como está me guiando. Sou tão sensível à direção do Espírito Santo que capto cada “cutucão” que Ele dá em meu coração. Ele é meu Líder e eu o sigo fielmente por onde Ele me direciona a ir. Declaro isso pela fé, em nome de Jesus!   

PARA REFLETIR 
1.Você consegue se lembrar de momentos no passado em que soube enfaticamente que o Espírito Santo o estava direcionando sobrenaturalmente para fazer alguma coisa?
 2.O que você estava fazendo naquele momento em sua vida espiritual que tornou mais fácil para você reconhecer e seguir a direção do Espírito Santo?
 3.Para ser guiado de forma constante pelo Espírito Santo, que atitudes você precisa tomar para se manter sensível o bastante para ouvir Sua voz e para discernir Sua direção?

Nenhum comentário: