Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de novembro de 2023

#11 Quando Sua Atitude Cheira Tão Mal que Afeta a Todos os Que o Cercam

 Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma. — Tiago 1:21. 

Hoje quero lhe falar sobre Tiago 1:21. Quero que você olhe particularmente para as palavras impureza e acúmulo de maldade”. Considerando que Tiago nos diz que devemos remover e descartar da nossa vida tudo o que representa esses dois conceitos, é imperativo entendermos exatamente sobre o que ele está falando. A palavra grega para “impureza” é a palavra raparian. Essa palavra descreve uma sujeira que é insuportavelmente imunda. O homem retratado em Tiago 2:2 é descrito desse mesmo modo. Nesse versículo, Tiago descreveu duas categorias de pessoas que frequentavam a Igreja Primitiva: aquelas que tinham boa aparência e aquelas que estavam terrivelmente sujas. Sobre essas categorias, Tiago escreveu: “Se, portanto, entrar na vossa sinagoga algum homem com anéis de ouro nos dedos, em trajos de luxo, e entrar também algum pobre andrajoso...”. A palavra andrajoso no final desse versículo e a palavra impureza em Tiago 1:21 vêm da mesma fonte grega. Em Tiago 2:2, o grego raparian retrata um homem cujo corpo e roupas estão tão incrustados de sujeira que ele emite um odor desagradável para todos os que estão próximos. Você já sentiu o odor vindo de uma pessoa que cheirava mal? Aspire esse tipo de odor apenas uma vez e você nunca mais vai querer fazer isso de novo! Trata-se da mesma palavra grega usada em Tiago 1:21, quando ele descreve os cristãos que têm atitudes más! Em outras palavras, quando um cristão está sendo pessimista, negativo, não cooperativo, deprimido, cético ou indiferente, isso simplesmente cheira mal! Ui! Nada cheira tão mal quanto a atitude de uma pessoa pessimista e raivosa. Na verdade, uma pessoa que tem uma atitude negativa emite um aroma tão desagradável que literalmente afasta as pessoas dela! Essa pessoa precisa tomar a decisão de “despojar-se de toda impureza” — que nesse caso não está se referindo a roupa suja, mas às atitudes malcheirosas e repulsivas que ela carrega em sua vida. Pelo fato de ser usada a palavra raparian em Tiago 1:21, esse versículo poderia ser traduzido deste modo: “À luz do que eu lhes disse, é hora de vocês removerem essas roupas malcheirosas, fétidas, pútridas e grosseiras.” Quando minha esposa e eu éramos jovens no ministério, frequentava nossa igreja um homem que nunca havia aprendido adequadamente sobre higiene quando criança. Seus cabelos eram sujos, sua barba estava sempre por fazer, sua pele era incrustada de sujeira e suas roupas cheiravam como se alguma coisa tivesse morrido no meio delas. Por amarmos esse homem, decidimos levá-lo para nossa casa para ensinar a ele sobre higiene. Tampamos o nariz, prendemos a respiração e o levamos para nossa casa a fim de que ele pudesse ser limpo. Convenci-o a entrar no chuveiro, e ele saiu do banho limpo e com ótima aparência. Mas depois ele pegou as mesmas roupas velhas e sujas e as vestiu novamente! Enquanto eu observava aquele homem recém-limpo colocar suas roupas imundas, pensei: É isso que muitos cristãos fazem! O sangue de Jesus nos lava e purifica, e Deus nos dá novas vestes de justiça. Mas muitas pessoas foram criadas em ambientes negativos e destituídos de fé e nunca foram ensinadas sobre a Palavra de Deus. Esses cristãos viveram com essas atitudes negativas por tanto tempo que elas se tornaram parte do seu modo de pensar. Sim, Jesus os lavou e os purificou pelo Seu sangue e derramou sobre eles Sua graça e Seu poder. Mas essas atitudes erradas fizeram parte da vida deles por tanto tempo que eles ainda são tentados a estender a mão, pegálas novamente, se vestirem com elas, colocá-las no lugar e continuar agindo da mesma velha maneira que agiam antes de serem salvos. Essas pessoas são transformadas interiormente, mas sua velha maneira de pensar se tornou um mau hábito. Assim, elas ainda usam essas velhas atitudes imundas, embora não sejam mais compatíveis com o novo estado de pureza do seu homem interior. Para as pessoas que se encaixam nessa descrição, será necessário um forte ato de determinação para elas permanecerem livres desses velhos obstáculos. Por isso é tão importante entender a palavra “despojar-se”. Em grego, essa palavra descreve alguém que deliberadamente se despoja das atitudes erradas e as empurra para tão longe do seu alcance que não é capaz de pegá-las novamente. Antes de se ocupar com suas tarefas hoje, por que você não tira alguns minutos para pedir ao Espírito Santo para lhe mostrar se há alguma atitude malcheirosa do passado que você ainda está carregando em sua vida? Eu lhe garanto que Ele a revelará a você, e depois lhe dará o poder para remover essas atitudes negativas e malcheirosas da sua vida! 

MINHA ORAÇÃO PARA HOJE 
 Senhor, agradeço por me lavar com o sangue de Jesus e por me fazer totalmente novo. Perdoa-me por me apegar à velha maneira de pensar e de fazer as coisas. Hoje, Te peço que me ajudes a deixar esses velhos hábitos e atitudes e a nunca mais adotá-los outra vez. Na minha força, seria quase impossível, mas sei que pelo Teu poder, posso ser livre. Agora mesmo, me declaro liberto das velhas atitudes e dos velhos hábitos que tenho carregado comigo por tanto tempo. Eu Te peço que me ajudes a pensar e a me comportar de uma maneira que seja compatível com a nova criatura em Cristo Jesus que Tu me criaste para ser! Assim eu oro, em nome de Jesus!

 MINHA CONFISSÃO PARA HOJE Declaro pela fé que estou livre dos hábitos e das atitudes erradas do meu passado. Eu me despojei deles, e estou livre deles para sempre. Agora tenho a mente de Cristo, o poder do Espírito e o fruto de Jesus Cristo operando em minha vida. Declaro isso pela fé, em nome de Jesus!

 PARA REFLETIR 
1.Que atitudes você tem abrigado que são repulsivas ou ofensivas a Deus e que você precisa mudar? Faça uma lista para poder orar acerca dessas atitudes erradas. 
2.O que você precisa fazer para tirar essas atitudes malcheirosas da sua vida?
 3.Há alguma pessoa que você necessita perdoar ou uma situação passada que precisa esquecer para realmente ser livre? Seja sincero consigo mesmo enquanto soda seu coração.

Nenhum comentário: