Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de novembro de 2023

#5 Não Entristeça o Espírito Santo!

Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. — Efésios 4:30. 

Há muitos anos, quando estudei pela primeira vez a palavra “entristecer” em Efésios 4:30, corri até a estante e peguei o meu Novo Testamento em grego para descobrir exatamente o que a palavra “entristecer” significava. Descobri que essa palavra foi extraída da palavra grega lupete. Isso me surpreendeu, porque lupete vem da palavra lupe, que denota uma dor ou um sofrimento que só podem ser experimentados entre duas pessoas que se amam profundamente. A palavra lupe normalmente seria usada para retratar um marido ou uma esposa que descobriu que um dos cônjuge foi infiel. Como resultado dessa infidelidade, o cônjuge traído fica chocado, arrasado, magoado, ferido e entristecido por causa da dor que acompanha a infidelidade. Isso nos diz, antes de tudo, que o relacionamento que existe entre nós e o Espírito Santo é precioso! O Espírito Santo é profundamente apaixonado por nós. Assim como alguém apaixonado pensa, sonha e valoriza aquele que ama, o Espírito Santo anseia por nós, pensa em nós, deseja estar conosco e quer se revelar a nós. Mas quando agimos como o mundo, falamos como o mundo, nos comportamos como o mundo e reagimos da mesma maneira que o mundo fazemos o Espírito Santo de Deus se sentir chocado, magoado e triste. Como você pode ver, quando fazemos deliberadamente o que é errado, nós o arrastamos diretamente para a lama do pecado conosco, porque Ele vive em nós e vai aonde quer que formos. O Espírito Santo nos convenceu do pecado e nos trouxe a Jesus; então Ele veio habitar dentro de nós, nos santificou, nos revestiu de poder e permanece fielmente ao nosso lado para nos ajudar. Assim, quando entramos deliberadamente em pecado, isso o entristece. Como um marido ou uma esposa que acaba de descobrir que o cônjuge cometeu adultério se sente, o Espírito Santo fica chocado quando desonramos Sua Presença em nossa vida. Um estudioso traduziu Efésios 4:30 da seguinte maneira: “Parem de ferir profundamente e de causar tamanha dor emocional ao Espírito de Deus, pelo qual vocês foram selados até o dia da sua redenção.” Precisamos entender o quanto o Espírito Santo é precioso em nossa vida e honrá-lo garantindo que vivamos vidas santas e retas. Se nosso comportamento tem sido errado, devemos confessar nosso pecado e receber purificação pelo sangue de Jesus para podermos ser restaurados à comunhão com o Espírito de Deus. Assim, antes de iniciar seus afazeres diários hoje, pare e pergunte: “Espírito Santo, existe alguma coisa em minha vida que lhe cause sofrimento? Caso exista, por favor, revele-o a mim para que eu possa mudar”. 

MINHA ORAÇÃO PARA HOJE   Senhor, peço que me perdoes por ter atitudes e atos em minha vida que o desonram. Quero Te agradar mais do que nunca, de modo que peço que me ajudes a reconhecer as coisas negativas em minha vida que Te causam dor. Eu Te agradeço por tudo o que fizeste dentro de mim. A partir de agora, quero viver cada momento da minha vida com a intenção de Te agradar e nunca mais Te causar tristeza. Assim eu oro, em nome de Jesus!  

 MINHA CONFISSÃO PARA HOJE  
 A partir de hoje, faço a escolha de me afastar de tudo em minha vida que seja desagradável e que viole a santidade da Presença do Espírito Santo dentro de mim. Eu me afasto de todo pensamento, palavra e ato negativo que tem tentado operar em mim e que desonre a Ele. Eu me volto para outra direção a fim de andar de uma nova maneira e falar de uma nova maneira que demonstrem respeito e amor pelo Espírito de Deus que habita dentro de mim. Declaro isso pela fé, em nome de Jesus!   

PARA REFLETIR

 1.Há alguma atitude ou ato errado em sua vida que entristeça o Espírito Santo? Nesse caso, anote-os e depois ore a respeito. 

2.Há algum relacionamento em sua vida que exerça um efeito negativo sobre seu relacionamento com o Senhor? 

3.Para você se consertar com Deus e permanecer assim, que mudanças você necessita fazer em sua vida?

Nenhum comentário: