Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de novembro de 2023

#8 É Hora de Agir Rápido!

E salvai alguns com temor... — Judas 1:23 (ACF) 

Você já conheceu irmãos crentes que foram surpreendidos em um estilo de vida pecaminoso com poder para destruir suas próprias vidas? 

Quando você os viu tomando essas decisões nocivas, como isso o afetou? Não sei quanto a você, mas acho que é de cortar o coração quando vejo alguém que amo fazer coisas que são autodestrutivas e prejudiciais à sua caminhada com Deus. Isso não o afeta também? Judas nos diz qual deveria ser nossa atitude com relação aos irmãos crentes que são surpreendidos no mundo outra vez. Precisamos entender que esses irmãos estão correndo um grave perigo de colher as consequências do pecado, e essas consequências são muito sérias. Assim, precisamos agir de maneira decisiva quando vemos isso acontecer com alguém que amamos. Em Judas 1:23, lemos: “E salvai alguns com temor”. A palavra “salvai” foi extraída da palavra grega sodzo. Nesse versículo específico, ela é usada no presente do imperativo, que no grego significa requerer ação imediata, rápida e contínua. Essa não é uma sugestão branda que Judas está fazendo aos seus leitores. Essa é uma ordem firme para tomarem uma atitude e para fazerem isso o mais rápido possível. A palavra “temor” vem da palavra grega phobos. Nesse caso específico, ela evoca um medo ou uma forte dose de respeito por alguma coisa que é ameaçadora, perigosa ou alarmante. Judas usa a palavra “temor” para nos fazer saber que os cristãos que continuam em pecado se colocam em uma situação muito precária, perigosa e alarmante. Não se trata de uma brincadeira. O pecado na vida de um cristão é extremamente grave. Assim, Judas nos ordena que ajamos imediatamente quando virmos um irmão ou uma irmã comprometendo sua caminhada com o Senhor. Com o significado pleno destas palavras em grego, Judas 1:23 poderia ser traduzido deste modo: “Por causa do estado alarmantemente perigoso em que estão alguns crentes, eu os estimulo a tomar medidas imediatas e rápidas para vê-los libertos e resgatados. E se eles não reagirem rapidamente, não parem! Vocês precisam manter o senso de urgência até que estejam convencidos de que eles sejam resgatados desta situação precária.” Não há dúvidas quanto a isso! Esse versículo coloca uma responsabilidade pesada sobre nós de fazermos tudo o que pudermos para trazer essa pessoa enganada de volta a um lugar de segurança. Judas fala em um tom de voz imperativo para nos fazer saber que não temos escolha quanto a essa questão. Precisamos agir depressa, agir deliberadamente e sermos contínuos e incessantes nos nossos esforços até estarmos certos de que esses irmãos desviados estejam de volta em território seguro. Assim, se você tem um amigo ou ente querido que esteja permitindo que um pecado grave continue em sua vida, ore por ele. Depois vá até ele e expresse suas preocupações em amor. Ame essa pessoa o suficiente para falar a verdade a ela. Aja rapidamente a favor dela, e faça o que puder para salvá-la. Do contrário, ela poderá eventualmente cometer erros que trarão o desastre e a destruição sobre sua vida. É por isso que Judas nos ordena a tomarmos uma atitude neste mesmo instante. As possíveis consequências são graves demais para ignorarmos. Precisamos fazer tudo que estiver dentro do nosso alcance para salvar e resgatar os cristãos presos no laço do pecado tão rapidamente quanto possível.

 MINHA ORAÇÃO PARA HOJE Senhor, ajuda-me a saber exatamente o que dizer e o que fazer quando eu vir irmãos que estão seguindo uma direção espiritual errada. Dá-me o Teu coração, a Tua sabedoria e a Tua ousadia para dizer as palavras que preciso dizer. Ajuda-me a amá-los o bastante para dizer a verdade a eles. Entendo que as consequências do pecado são grandes, portanto ajuda-me a fazer tudo o que está dentro do meu alcance para vê-los resgatados assim que possível. Assim eu oro, em nome de Jesus!

 MINHA CONFISSÃO PARA HOJE Confesso que sou motivado a agir quando vejo irmãos presos pelo pecado. Oro e creio na libertação deles. Vou até eles em amor para expressar minhas preocupações. Eu os amo o bastante para dizer a verdade. Ajo rapidamente em favor deles e faço o que posso para salvá-los. Declaro isso pela fé, em nome de Jesus! 

 PARA REFLETIR 
1.Há pessoas em sua vida que estão seguindo uma direção espiritual errada? Quem são essas pessoas? Você tem passado tempo em oração pedindo a Deus uma verdadeira mudança na vida delas? 
2.Você tem dedicado tempo para ir até elas e expressar suas preocupações? Ou você tem pedido ao Senhor para lhe dar ideias de como você pode abordá-las de uma maneira não ameaçadora para que elas o ouçam em vez de ignorá-lo? 3.Se estivesse na situação delas, você não gostaria que alguém se importasse o bastante para ir até você e expressar suas preocupações? Se isso é o que você esperaria que os outros fizessem pela sua vida, você não acha que é o mínimo que pode fazer por outra pessoa? O pecado na vida de um cristão é extremamente grave. Assim, Judas nos ordena que ajamos imediatamente quando virmos um irmão ou uma irmã comprometendo sua caminhada com o Senhor.

Nenhum comentário: