Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de novembro de 2023

#4 Com Que Frequência Devemos Orar?

Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos. — Efésios 6:18. 

Como é sua vida de oração? 

A oração é uma parte central e significativa da sua vida, ou é algo que você só faz quando está com outros cristãos?

A oração é uma disciplina diária ou você ora principalmente quando está com problemas?

Você ora quando está sozinho em casa, ou ora e adora ao Senhor somente quando vai à igreja e está na presença de outras pessoas que adoram e oram? Orar regularmente requer disciplina. Infelizmente, a maioria das pessoas, no que diz respeito à oração, ora está comprometida, ora não. Elas são fiéis por algum tempo, mas depois abandonam a oração porque estão cansadas demais para levantar cedo ou se distraem com outras coisas. Mas com que frequência se deve orar? Efésios 6:18 nos dá a resposta! “Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos” (grifo do autor).

A expressão em todas as ocasiões foi extraída da frase grega enpantikairo. A palavra en é a melhor tradução para en. A palavra panti significa todo e cada. Poderíamos dizer que panti é uma palavra abrangente que engloba tudo, inclusive o menor e mínimo detalhe. A última palavra da expressão grega é kairo, a palavra grega para tempos e estações. Quando essas três palavras são usadas em conjunto em uma frase (enpantikairo) como em Efésios 6:18, podem ser traduzidas com mais exatidão por em cada e toda ocasião. Efésios 6:18 transmite esta ideia: “Orem todas as vezes que houver oportunidade — não importa onde vocês estejam ou o que estejam fazendo. Usem todas as ocasiões, todos os instantes, cada momento possível para orar.” Isso nos diz claramente que a oração não é opcional para o cristão que leva a sério sua vida espiritual. De acordo com esse versículo, os cristãos devem fazer da oração a prioridade máxima. Mas, infelizmente, a oração é grandemente desconsiderada por muitos cristãos hoje em dia. Se a oração não é uma prioridade em sua vida agora, por que não fazer dela uma prioridade a partir de hoje? Você talvez diga, “mas não tenho tempo para orar”. Você tem tempo para fazer tudo o que realmente quer fazer. Se orar estiver realmente no seu coração, você pode encontrar tempo para fazê-lo. E se a sua agenda é tão cheia quanto você pensa que é, considere as palavras de Efésios 6:18. Pegue todo o tempo disponível que puder encontrar e faça dele seu tempo de oração. Por que não começar este dia da maneira certa? Tome uma decisão de qualidade e faça da oração sua primeira ordem do dia!

 MINHA ORAÇÃO PARA HOJE 
 Senhor, peço que me ajudes a me tornar consistente na oração. Admito que outras coisas têm me distraído de estar na Tua Presença, mas peço-Te que me perdoes por isso e me dês a força para dizer não a essas coisas que ficam me afastando do tempo de oração. Obrigado por me ajudar a fazer disso prioridade máxima em minha vida. Sei que com a Tua ajuda, posso aprender a me disciplinar para orar. Obrigado por me ajudar a começar no caminho certo hoje! Assim eu oro, em nome de Jesus!  

 MINHA CONFISSÃO PARA HOJE   Com a ajuda de Deus, tenho o poder para dizer não às distrações que ficam tentando roubar meu tempo com Deus. A oração é prioridade máxima na minha vida; assim, sou constante no meu tempo de oração e ele faz parte da minha rotina. Não tenho prioridade maior do que o tempo que passo todos os dias com Deus. De agora em diante, serei tão fiel quanto possível no que se refere à oração! Declaro isso pela fé, em nome de Jesus!   

PARA REFLETIR 

1.Você tem estado ora envolvido, ora não, na sua vida de oração? O que sempre distrai você impedindo-o de ser consistente na sua vida de oração? 

2.Que tipo de acontecimento na sua vida costuma tirálo da inércia e levá-lo a ter um tempo de oração?

 3.Que mudanças você necessita fazer na sua vida ou no seu ambiente para garantir que a oração se torne uma prática disciplinada e consistente?  

Nenhum comentário: