Pesquisar este blog

domingo, 26 de novembro de 2023

#13 Para Onde Você Deve Ir Quando Estiver Desanimado?

Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns... — Hebreus 10:25

 As pessoas tendem a não ir à igreja e a ficar longe dos outros cristãos quando estão desanimadas. Talvez você conheça alguém que age assim. Talvez até você mesmo tenha feito isso em um momento da vida em que se sentiu desanimado ou deprimido. Há uma infinidade de razões pelas quais as pessoas se afastam da igreja quando estão desanimadas. Talvez elas fiquem constrangidas porque sua fé não está operando tão depressa quanto deveria. Talvez fiquem envergonhadas por ainda estarem tendo dificuldades com problemas que acham que deveriam ter sido vencidos há muito tempo. Elas não querem que ninguém saiba que elas ainda lutam contra velhos problemas, por isso desaparecem de vista. Não permita que o constrangimento ou o desânimo o mantenha longe dos outros cristãos. Você precisa da força deles! Precisa do testemunho deles! Precisa do encorajamento deles! Precisa ouvi-los dizer: “Você pode fazer isso! Você consegue!”. É por isso que Hebreus 10:25 diz: “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns...”. A palavra “deixemos” foi extraída da palavra grega egkataleipontes. Ela é composta por três palavras diferentes: eg, kata e leipo. A primeira palavra, eg (na verdade proveniente da palavra grega ek), significa fora. Kata, a segunda parte, significa embaixo. A terceira palavra, leipo, significa atrás. Essas três palavras unidas significam simplesmente fora, embaixo e atrás. Elas descrevem alguém que está extremamente desanimado, derrotado e deprimido. Talvez ele se sinta deprimido porque parece que todos estão sendo bemsucedidos, menos ele. Ou talvez seja alguém que simplesmente está cansado de lutar uma batalha muito longa. Independentemente da razão, essa palavra descreve uma pessoa que se sente deixada de fora, colocada para baixo, deprimida e muito para trás em relação a todos os demais. O instante em que as pessoas começam a sentir como se estivessem fracassando ou deixando a desejar em comparação a todos os demais muitas vezes é o momento em que Satanás lhes diz: “Ah, fique em casa hoje e não vá à igreja. Você não precisa ir até lá onde estão todas aquelas pessoas alegres. Você sabe que não está com vontade de estar com elas hoje, então por que não ficar em casa sozinho? Você não precisa delas. Você pode simplesmente ler a Bíblia em casa!”. Satanás sabe que se ele conseguir tirar você da comunhão com os outros cristãos — no exato momento em que você mais precisa de comunhão e encorajamento — então ele provavelmente poderá mantê-lo deprimido e derrotado. Sim, é verdade que você pode ler a Bíblia em casa sozinho, e você precisa fazer isso. Mas a comunhão com os outros cristãos é essencial para todos, e isso inclui você! Você recebe dos outros cristãos o encorajamento que não consegue receber em nenhum outro lugar. É por isso que a igreja é o último lugar para onde o diabo quer que você vá quando está se sentindo deprimido! Ele sabe que se for à igreja, você será tocado pela Presença do Senhor, será encorajado pelos outros cristãos e, no fim, sairá desse buraco onde o inimigo colocou você e se erguerá para um lugar de vitória celestial! O diabo trabalha fazendo hora extra para tentar você a não ir à igreja, a ficar em casa e a fazer outra coisa em vez disso. Mas, amigo, por que se isolar quando você mais necessita de encorajamento? Hebreus 10:25 poderia ser traduzido deste modo: “Quando estiver se sentindo deprimido e abatido — como um fracassado que está ficando para trás em comparação com todos os outros — esta não é a hora de ficar longe dos outros cristãos, como alguns têm o hábito de fazer.” Em vez de permitir que o diabo e sua carne dominem você nos momentos de fraqueza, eis a minha sugestão: Além de orar e ler a Palavra em casa quando está se sentindo abatido e deprimido, vá encontrar outro cristão ou um grupo de cristãos que possam animar você na fé e encorajá-lo no Senhor. Depois de ter comunhão com pessoas de fé, você sentirá suas baterias recarregadas para enfrentar os desafios com uma atitude vencedora! MINHA ORAÇÃO PARA HOJE Senhor, peço que me ajudes a colocar minha carne e meus sentimentos de lado quando for tentado a ficar abatido e deprimido. Tua Palavra promete que serei encorajado se eu tiver comunhão com os santos, então Te peço que ajudes a tirar minhas emoções mentirosas do caminho, a sair da minha casa e a parar de focar na minha derrota. Dá-me a força de vontade para me conectar com um grupo de cristãos que me encoraje a me levantar, a me aprumar e a lutar como alguém que tem a armadura e o poder de Deus operando em sua vida! Assim eu oro, em nome de Jesus! MINHA CONFISSÃO PARA HOJE Declaro que Satanás não tem poder para me manter abatido e deprimido! Quando a vida vem contra mim e o diabo tenta me dizer que não há esperança para solucionar meus problemas, corro para pessoas de fé para poder ser encorajado! Não saio da comunhão, e não fico longe da igreja. Sou fiel na frequência à minha igreja e recebo encorajamento toda vez que entro na Presença de Deus e fico ombro a ombro com o povo de Deus! Declaro isso pela fé, em nome de Jesus! PARA REFLETIR 1.Quando você fica desanimado, para onde você vai em busca de ajuda, força e encorajamento? 2.O diabo tem tentado com sucesso fazer você ficar longe dos outros cristãos? 3.Como você pode se envolver mais com uma comunidade de fé que pode lhe dar o encorajamento necessário para ajudá-lo a vencer as batalhas que você tem travado? Satanás sabe que se ele conseguir tirar você da comunhão com os outros cristãos — no exato momento em que você mais precisa de comunhão e encorajamento — então ele provavelmente poderá mantê-lo deprimido e derrotado.

Nenhum comentário: