Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de novembro de 2023

#9 Você Já Disse “Obrigado” Hoje?

Não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações. — Efésios 1:16 

Quando foi a última vez que você deu graças de coração pelos entes queridos que Deus colocou em sua vida? 

A expressão “dar graças” em Efésios 1:16 vem da palavra grega eucharisteo, composta pelas palavras eu e charis. A palavra eu significa bom ou bem. 

Ela denota uma boa disposição geral ou uma sensação avassaladoramente boa com relação a alguma coisa. A palavra charis é a palavra grega para graça ou favor concedido gratuitamente. Quando essas duas palavras são unidas em uma, elas formam a palavra eucharisteo. Essa palavra composta descreve um derramamento de graça e de sentimentos maravilhosos que fluem livremente do coração em resposta a alguém ou a alguma coisa. Essa foi a palavra que Paulo usou quando ele “deu graças” pela igreja de Éfeso. Na verdade, em quase todas as suas epístolas, Paulo usava eucharisteo quando dava graças pelas pessoas que amava. Por exemplo, Paulo usou esta palavra em Efésios 1:16 quando disse: “Não cesso de dar graças por vós...”. Isso significa que quando Paulo pensava na igreja de Éfeso, sentimentos maravilhosos de gratidão se acumulavam em seu coração por eles. O grego transmite a seguinte ideia em Efésios 1:16: “Agradecer a Deus por vocês é tão fácil — simplesmente flui do meu coração todas as vezes que penso em vocês. Na verdade, nunca cesso de fazer Deus saber como me sinto a respeito de vocês.” Em Colossenses 1:3, Paulo usa a mesma palavra grega quando diz: “Damos sempre graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, quando oramos por vós”. Em 1 Tessalonicenses 1:2, ele usa novamente a mesma palavra quando ora semelhantemente pelos cristãos de Tessalônica: “Damos, sempre, graças a Deus por todos vós, mencionando-vos em nossas orações” (grifo do autor). Em 2 Tessalonicenses 1:3, ele usa essa palavra novamente quando escreve: “Irmãos, cumpre-nos dar sempre graças a Deus no tocante a vós outros...” (grifo do autor). O fato de Paulo ter usado a palavra eucharisteo quando orava pelos seus queridos amigos nos lembra de que precisamos ser gratos pelos relacionamentos que Deus coloca em nossa vida. Sempre que pensamos no nosso círculo de amigos mais próximos, um profundo senso de gratidão e apreciação deveria brotar dentro de nós! Então, quando você estiver orando pelos outros, pare por um instante e reflita sobre tudo o que Deus fez em sua vida através daqueles que são mais próximos de você. Quando perceber o quanto esses relacionamentos têm sido valiosos, você poderá agradecer a Deus livremente, alegremente e sem reservas por amigos tão preciosos! 

MINHA ORAÇÃO PARA HOJE 
 Senhor, Tu me abençoaste com amigos maravilhosos — e hoje quero agradecer-Te por colocar essas pessoas tão incríveis em minha vida. Amigos de longa data e verdadeiros são um grande tesouro, de modo que quero começar este dia Te agradecendo pelo presente que são esses relacionamentos preciosos. Ajuda-me a nunca perder de vista o quanto preciso dessas pessoas. Ajuda-me também a nunca deixar de demonstrar a eles o quanto os amo e aprecio! Assim eu oro, em nome de Jesus! 

 MINHA CONFISSÃO PARA HOJE Sou grato pelos relacionamentos que Deus colocou em minha vida. Eles são uma bênção para mim e sou uma bênção para eles. Deus nos uniu, e Satanás não nos separará. Vou aprender a amá-los mais ternamente, a perdoá-los mais rapidamente e a demonstrar a eles a mesma paciência que quero que eles demonstrem a mim. Sou ricamente abençoado por ter alguns dos melhores amigos que poderia ter! Declaro isso pela fé, em nome de Jesus! 

 PARA REFLETIR 
1.Quanto tempo faz desde que você parou para agradecer a Deus pelas pessoas que Ele colocou em sua vida?

2.Quando você ora, foca somente nas “pessoas problema” que o incomodam e roubam sua paz, ou você sempre se certifica de dedicar tempo para agradecer a Deus pelas que são fiéis? 

3.Faça uma lista de todas as pessoas que Deus usou especialmente para ajudar você na vida. Depois pare para dizer ao Senhor o quanto você é grato por Ele ter enviado cada uma delas à sua vida.

Nenhum comentário: